O governador Ronaldo Caiado anunciou, no dia (16/10), a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA 2025 e do licenciamento anual dos veículos em Goiás. Proprietários de automóveis com placas terminadas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 terão agora até o dia 31 de outubro para quitar os débitos sem cobrança de juros ou multa.
A data-limite anterior era segunda-feira (20/10). Segundo o governo estadual, a mudança foi necessária após relatos de instabilidade no sistema de geração das guias de pagamento.
“Tomei essa medida após ser informado de que alguns contribuintes não estavam conseguindo efetuar a quitação dos boletos”, explicou Caiado nas redes sociais. “Nossos técnicos estão trabalhando para resolver as falhas o mais rápido possível”, acrescentou.
Para emitir o boleto ou efetuar o pagamento via PIX, os proprietários podem acessar o portal Expresso (www.go.gov.br), no serviço “Consultar veículo – IPVA, multas e CRLV”, ou o site do Detran-GO (www.go.gov.br/detran). Também é possível gerar a guia pelo aplicativo Detran GO ON ou buscar atendimento presencial em uma unidade do Vapt Vupt.
A Subsecretaria da Receita Estadual deve oficializar a prorrogação por meio de instrução normativa, que será publicada no Diário Oficial do Estado. Atualmente, mais de 3,9 milhões de veículos em Goiás possuem placas com finais entre 3 e 0.
Atenção aos descontos
Quem deixar o IPVA atrasar perde o direito aos benefícios de 50% de desconto para automóveis 1.0 e motos de até 125 cilindradas, além da redução de até 10% para contribuintes cadastrados no programa Nota Fiscal Goiana.
A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só é liberada após a quitação da taxa de licenciamento e de todos os débitos pendentes, como IPVA e multas.
Conduzir um veículo não licenciado é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para o pátio.








