A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, iniciou uma campanha de arrecadação de recursos para auxiliar as vítimas do tornado que atingiu o município na última sexta-feira (7). A cidade foi a mais afetada pelo fenômeno, que deixou cinco mortos, dezenas de feridos e destruiu cerca de 90% da região, segundo a Defesa Civil.
A campanha, divulgada nos canais oficiais da prefeitura — como site e redes sociais —, começou ainda na noite de sábado. As doações podem ser feitas por PIX, utilizando a chave CNPJ 95.587.770/0001-99, ou por depósito bancário no Banco do Brasil (agência 4133-5, conta corrente 111000-4).
“Um tornado passou, mas a nossa esperança continua firme! Famílias perderam suas casas, suas roupas, seus sonhos… Agora, mais do que nunca, Rio Bonito do Iguaçu precisa da sua solidariedade”, diz o texto publicado no Instagram da prefeitura.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o tornado deixou mais de mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas na área urbana no fim da tarde de sábado, após confirmar seis mortes — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Não há mais registros de desaparecidos.
O governo do Paraná informou que está montando abrigos emergenciais em parceria com municípios vizinhos, para acolher as famílias afetadas. Em nota oficial, o governo destacou que 784 pessoas ficaram feridas, mais de mil perderam suas casas e 14,6 mil foram impactadas diretamente pelo tornado.
Equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalham na reconstrução de infraestrutura básica, como o restabelecimento do fornecimento de água e energia, além da distribuição de alimentos e mantimentos.
Este foi o tornado mais letal no estado em 30 anos, conforme registros oficiais.
Onde doar
Além da campanha da prefeitura, diversas instituições iniciaram ações de solidariedade. Confira algumas delas:
- Polícia Rodoviária Federal (PRF): recebe água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições em todas as unidades da PRF no Paraná.
- Provopar Estadual: coleta alimentos, roupas e materiais de limpeza na sede, em Curitiba (Rua Hermes Fontes, 315 – Batel). O atendimento ocorre neste domingo, das 10h às 16h, e de segunda a sexta, das 9h às 18h.
- OAB Paraná: doações via PIX 766889360001-19.
- Ginásio dos Bancários (Laranjeiras do Sul): recebe doações presencialmente (Av. Santos Dumont, 4.597).
- Defesa Civil: busca voluntários para auxiliar na logística, triagem e separação dos materiais arrecadados.








